EDUCAÇÃO FÍSICA E AUTISMO: ESTUDOS DE CASOS
Palavras-chave:
Análise do comportamento, Autismo, Educação FísicaResumo
O presente trabalho é uma adaptação do meu trabalho de conclusão de curso de graduação, composta por pesquisa qualitativa e estudos de casos que têm como tema: Educação Física e Autismo. Objetivamos identificar os caminhos que o professor de Educação Física pode trilhar para ampliar o repertório motor dos alunos diagnosticados com autismo, contribuindo com profissionais e familiares dessas pessoas interessados em compreender os comportamentos apresentados por elas, bem como buscar melhores estratégias para ensiná-las.Tal procedimento de pesquisa torna-se relevante devido à importância do assunto e à carência de literatura disponível no Brasil.As aulas foram realizadas individualmente. O estudo teve duração de seis meses compreendendo o período de Janeiro a Junho de 2006. As aulas foram ministradas a duas crianças com o diagnóstico de autismo, sendo ambas do sexo masculino e encontrando-se na faixa etária de 3 e 5 anos. As aulas foram realizadas na cidade de Barra do Piraí, estado do Rio de Janeiro, em uma casa adaptada para este fim. Duas vezes na semana.O Trabalho fundamenta-se nas disciplinas de Educação Física para Portadores de Necessidades Especiais, Psicologia e Treinamento Desportivo. O projeto foi desenvolvido pelo professor Daniel Laureano Candido e orientado por Ms. Sérgio Eduardo Santos de Moura.O mencionado trabalho tem como metodologia a análise do comportamento aplicado, visto que os sintomas do autismo são basicamente comportamentais. Procuramos compreender o porquê de determinados comportamentos e relacioná-los à práxis da Educação Física. Cada etapa da aula foi registrada em tabelas compostas por pontuação que vai de 1 a 10, criada pelo professor Ms. Sandro Arêdes e pelo o autor e tem como critério de avaliação aspectos motores, visuais e comportamentais.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
EDUCAÇÃO FÍSICA E AUTISMO: ESTUDOS DE CASOS. (2014). Fiep Bulletin - Online, 77(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4291