DELINEANDO O IMAGINÁRIO: A "BACIA SEMÂNTICA" DOS ESPORTES DE AVENTURA E RISCO
Palavras-chave:
Imaginaire social, sport d'aventure et risque, bassin sémantiqueResumo
O esporte institucionalizado hoje reflete o momento que estamos vivendo, a pós-modernidade, uma época de imagens e de simulacros . O esporte moderno que buscou dar valor aos aspectos pedagógicos da prática esportiva grega, valorizando a competição sadia e leal, o culto ao corpo e a atividade física pautada numa concepção humanista, cede lugar a uma prática esportiva baseada no comportamento prazeroso, conduzindo a uma prática hedonista, efêmera, narcisista, onde o homem se entrega ao presente e ao prazer, ao consumo e ao individualismo, comportamentos típicos da pós-modernidade. O presente artigo tem como objetivo delinear o imaginário da "bacia semântica" dos esportes de risco extremo, mostrando sob que concepções históricas, sociais e culturais essas práticas esportivas surgiram e se consolidaram. Os referenciais teóricos foram pautados nos pressupostos de Durand (1982, 1983, 2003), Maffesoli (2001, 2002, 2003), Guiddens (1991, 2002), Berstein (1997), Costa (1999, 2000), Costa e Passos (2004, 2006). As seis fases que definem a "bacia semântica": escoamentos, divisão de águas, confluências, nome do rio, margens e os deltas, foram analisadas. Concluímos que a "bacia semântica" dos esportes de risco extremo se inicia entre o final do séc. XIX e início do séc. XX, período em que é possível observar os primeiros escoamentos se formarem dos símbolos decadentes da modernidade, tais como: progresso, regras, controle, contrapondo-se aos novos valores da pós-modernidade, incerteza, risco, lúdico, hedonismo, imaginário. A corrente mitogênica está caracterizada por diferentes tribos, mas Dionisos ressurge, se institucionaliza e fica burocrático, pois está sob a sombra do velho Prometeu do séc XIX.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
DELINEANDO O IMAGINÁRIO: A "BACIA SEMÂNTICA" DOS ESPORTES DE AVENTURA E RISCO. (2014). Fiep Bulletin - Online, 77(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4282