TRANSTORNO DA COORDENAÇÃO MOTORA EM CRIANÇAS DA ESCOLA PRIMÁRIA
Resumo
A interação eficiente de uma criança com seu ambiente envolve uma grande variedade de tarefas motoras. Estas tarefas podem variar entre movimentos relativamente simples desempenhados em contexto estável, como por exemplo, empilhar blocos e desenhar, até tarefas mais complexas desempenhadas em contextos imprevisíveis , como por exemplo, jogos com bola. Ausência de competência motora afeta o grau com o qual uma criança pode funcionar independentemente em seu ambiente. O termo Developmental Co-ordination Disorder (DCD) foi adotado pela Associação Americana de Psiquiatria para descrever esta condição na qual um impedimento marcante na coordenação motora de crianças não pode ser explicado nem por retardo mental nem por alguma deficiência física. Tem sido considerado que DCD traz impacto social, emocional e acadêmico de longo prazo, afeta a atitude de crianças em relação à atividade física e é um fator de risco para obesidade infantil. Neste trabalho a intenção é chamar a atenção do leitor principalmente para as características da DCD, seu impacto no desenvolvimento infantil, e para a discussão sobre a identificação. Isto porque se acredita que profissionais de educação física, das ciência dos esportes e de áreas correlatas devem estar atentos para os achados de pesquisa neste campo, uma vez que estes profissionais podem dar contribuições significantes para o conhecimento cientifico sobre o DCD.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
TRANSTORNO DA COORDENAÇÃO MOTORA EM CRIANÇAS DA ESCOLA PRIMÁRIA. (2014). Fiep Bulletin - Online, 77(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4271