COMPARAÇÃO DO PERFIL PSICOMOTOR ENTRE CRIANÇAS DE 4 E 5 ANOS EM 02 COLÉGIOS PARTICULARES
Palavras-chave:
Bateria psicomotora, colégios, crianças, perfil psicomotorResumo
O presente estudo verificou o desenvolvimento psicomotor de crianças entre 4 e 5 anos de idade de ambos os sexos, em 2 colégios particulares, o colégio 1 desenvolveu um trabalho psicomotor com as crianças em aulas de educação física, uma vez por semana; o colégio 2 não tinha aula de educação física inserida na pré-escola. Identificar os déficits nas áreas psicomotoras em crianças de 4 e 5 anos de idade a fim de verificar se a educação física direcionada a psicomotricidade oferece grandes possibilidades de sucesso.A pesquisa é do tipo transversal e foi realizada na cidade de Anápolis-Goiás em 02 Colégios Particulares. O total de crianças avaliadas foram 31(entre 4 e 5 anos), de ambos os sexos, 19 meninos e 12 meninas. Sendo 8 meninos e 8 meninas no primeiro colégio e 11 meninos e 04 meninas no segundo colégio. Onde um colégio, a professora de Educação Física trabalhava a psicomotricidade em aulas específicas uma vez por semana, durante 45 minutos e no outro colégio não existia nenhum trabalho dessa espécie. O colégio 1 obteve melhor desempenho do que o colégio 2 em todos os fatores da bateria, que são: tonicidade, equilibração, lateralização, noção do corpo, estruturação espaço-temporal, praxia global e praxia fina. Pode-se concluir que o colégio onde as crianças têm aulas uma vez por semana de Educação Física onde de centra nos desenvolvimentos das áreas psicomotoras, estão à frente em todos os fatores da BPM (bateria psicomotora) de Fonseca, 1995, do que as crianças que não tem no colégio este trabalho psicomotor. Assim, a educação física pelas suas possibilidades de desenvolver a dimensão psicomotora das pessoas, principalmente em crianças é de grande importância no ensino pré-escolar.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
COMPARAÇÃO DO PERFIL PSICOMOTOR ENTRE CRIANÇAS DE 4 E 5 ANOS EM 02 COLÉGIOS PARTICULARES. (2014). Fiep Bulletin - Online, 77(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4251