CAPACIDADE CARDIORRESPIRATÓRIA EM CRIANÇAS E JOVENS: UM ESTUDO DE VALIDAÇÃO EM TESTE DE SUBIDAS E DESCIDAS DO BANCO ELETRONICO PROTOCOLO DE CIRILO (SOUSA, 2001) NA CIDADE DE JOÃO PESSOA.
Palavras-chave:
VO2 máximo, teste de banco, crianças, capacidade cardiorrespiratóriaResumo
O VO2máx como predito do estado de aptidão física é reconhecido e bastante utilizado, expressando a quantidade de oxigênio captado e utilizado em um esforço físico, indicando estado de condicionamento cardiorrespiratório. A presente pesquisa concentra-se na análise do VO2máx predito em teste de banco eletrônico Protocolo de Cirilo (SOUSA, 2001) em crianças da rede pública da cidade de João Pessoa. A amostra foi composta por 268 crianças, sendo 128 do sexo feminino (FEM) e 140 do sexo masculino (MAS) com faixa etária de 07 a 12anos de idade. Utilizou-se, balança digital, banco eletrônico (SOUSA, 2001); frequencímetro POLAR, Escala de Acomodação Postural e a tabela de Borg. A pesquisa deu início após a autorização pelo Comitê de Ética em Pesquisa, e a coleta foi realizada após assinatura do termo de consentimento pelos pais, aplicando-se o teste de banco citado anteriormente. Verificou-se que as crianças MAS obtiveram a maior média do VO2máx 35,46 + 1,97ml.kg/min-1 se sobressaindo em todas as idades quando comparadas as crianças FEM, que obtiveram uma média de 33,50 + 3,24 ml.kg/min-1 . A variável analisada diferiu seu comportamento ao ser comparada entre gêneros e idades, resultado este podendo ser justificável pela seleção de atividades que envolvem o cotidiano dos grupos (MAS e FEM) e as exigências físicas destas.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
CAPACIDADE CARDIORRESPIRATÓRIA EM CRIANÇAS E JOVENS: UM ESTUDO DE VALIDAÇÃO EM TESTE DE SUBIDAS E DESCIDAS DO BANCO ELETRONICO PROTOCOLO DE CIRILO (SOUSA, 2001) NA CIDADE DE JOÃO PESSOA. (2014). Fiep Bulletin - Online, 77(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4245