UM OLHAR CRÍTICO SOBRE A DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE JUAZEIRO DO NORTE - CE, BRASIL
Palavras-chave:
Prática da Educação Física, Percepção, Gestão EscolarResumo
INTRODUÇÃO: A Educação Física (EF) antes restringida a Educação, principalmente na escola, hoje tem seu campo também voltado para Atividade Física, Saúde, Lazer, Cultura. OBJETIVO: Analisar a percepção de alunos, professores e diretores no ambiente escolar sobre a EF. METODOLOGIA: Estudo transversal, probabilístico aleatório, de campo, com amostra de 4 diretores, 61 professores, 7 profissionais de EF e 44 alunos, submetidos ao questionário elaborado pelo pesquisador com escalas de muitíssimo importante (1), muito importante (2), importante (3), pouco importante (4), sem importância (5) e não considerou (6). O plano analítico utilizou o pacote SPSS versão 13.00, para retirada de percentual. RESULTADOS: 93,2% dos alunos consideram que o conteúdo da E.F deve ser voltado para Competição/desempenho atlético/melhoria das capacidades físicas (CDAMCF), importante/muitíssimo importante; 55,8% Integração/Grupo/socialização (IGS), 61,3% Lazer/políticas públicas/aproveitamento (LPPA) sem importância, 63,7% não consideram Recreação/jogos e brincadeiras populares (RJBP), 100% acham muitíssimo importante a prática na escola; Dos professores: 96,3% consideram de importante/muitíssimo importante a EF para a vida do aluno, 94,4% se referem aos jogos; Dos profissionais de EF: 71,4% não priorizam CDAMCF no planejamento de aula, 71,4% considera pouco importante/sem importância LPPA , 85,7 acham de importante/muito importante RJBP e 100% tem como objetivo da prática a IGS e acha que há pouco respeito por este profissional; Dos diretores: 100% acham a EF muito importante na grade curricular e 100% considera a participação do profissional de EF intensa/ muito intensa; 50% acreditam que estes devem participar das atividades na escola. CONCLUSÕES: A EF é percebida sob o mesmo prisma, mas alunos objetivam CDAMCF, profissionais de EF a IGS e professores jogos, e a estética não é uma meta. Os diretores consideram que ela na grade curricular e a participação dos profissionais de Educação Física são importantes, mas eles não a definem como muitíssimo importante no ambiente escolar.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
UM OLHAR CRÍTICO SOBRE A DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE JUAZEIRO DO NORTE - CE, BRASIL. (2014). Fiep Bulletin - Online, 77(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4241