O UNIVERSO IMAGÉTICO DO LAZER FEMININO NA DÉCADA DE 60: UM OLHAR SOBRE AS IMAGENS PUBLICITÁRIAS DA REVISTA CLÁUDIA
Palavras-chave:
imaginário, mulher, lazerResumo
Os objetivos deste estudo foram: explicitar os diferentes sentidos do feminino associados aos momentos de lazer, que aparecem nas imagens veiculadas pela revista Claudia no período compreendido entre 1960-1969 e identificar o(s) mito(s) que estão presentes no discurso imagético da revista. Para tanto, analisamos as narrativas e imagens pictográficas presentes no periódico em questão, no período determinado, centrando o nosso olhar no seu caráter ideológico, numa tentativa de elucidar os sentidos imbricados na sua produção. Analisando os discursos que emergiram da composição textual e imagética da revista verificamos que os anos 60 desenham uma mulher frágil, submissa, compreensiva, afável, elegante, portadora de um instinto "natural" para o sacrifício e para se dedicar aos outros. A configuração mítica do feminino que transita pelas imagens aponta para uma alternância entre Demeter e Hera. Demeter na figura emblemática da mulher-mãe e Hera nos cuidados com o casamento, no sentido de guardiã dessa instituição. No entanto, rompendo paulatinamente com a barreira construída culturalmente por uma sociedade que valoriza prioritariamente os papéis de esposa e mãe, Afrodite emerge timidamente nos anos 60 no despertar da sexualidade latente da mulher. Ao entrar em contato com a energia dessa deusa, o que se dá em seus momentos de lazer, a mulher inicia um processo de "reconciliação" com a sua feminilidade, permitindo o desabrochar da sua sensualidade contida pelas interdições sociais. Interdições estas que estabelecem papéis definidos e limitantes e que têm, ao longo do tempo, impedido a eclosão criativa do eros feminino.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
O UNIVERSO IMAGÉTICO DO LAZER FEMININO NA DÉCADA DE 60: UM OLHAR SOBRE AS IMAGENS PUBLICITÁRIAS DA REVISTA CLÁUDIA. (2014). Fiep Bulletin - Online, 77(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4239