O INDIVIDUO E O ESPELHO: O QUE SE VÊ E O QUE SE QUER VER
Palavras-chave:
imaginário, corporeidade, musculaçãoResumo
A partir da observação dos praticantes de musculação percebemos que freqüentar uma academia passa a ser uma atividade de caráter social, que não só a busca por melhoria da saúde e da qualidade de vida leva as pessoas a tal local. Considerando o caráter social desta atividade notamos que questões como a estética corporal, a imagem do vigor físico e do corpo ideal estão difundidos na sociedade e, consequentemente, nas academias. Que a estética fosse um dos fatores de motivação para a freqüência às atividades não seria algo de tanto incomodo, dado ao amplo conhecimento sobre o fato, mas, os desdobramentos do fenômeno da busca da estética através da musculação ainda apresentam questões que merecem cuidadosos olhares de investigação. Para esclarecer algumas questões estéticas relativas ao imaginário, realizamos um trabalho de campo em três academias do município de Viçosa/MG, selecionadas a partir do critério de projeção na cidade (quantidade de alunos e reconhecimento na área). Em cada academia foi realizado acompanhamento de um grupo de 10 de praticantes, de gêneros diferentes. Foi feita uma avaliação inicial diagnóstica a respeito dos motivos que levaram os indivíduos a praticarem musculação, assim como sobre sua história de praticante desta atividade. Além desta também foi produzido um caderno de campo com base em observações dos praticantes nas academias. Estamos certos que o reflexo de um novo corpo esperado por praticantes de musculação é uma questão social estética. O indivíduo trabalha em função deste corpo na perspectiva da busca de padrões corporais tidos como belos pela sociedade atual.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
O INDIVIDUO E O ESPELHO: O QUE SE VÊ E O QUE SE QUER VER. (2014). Fiep Bulletin - Online, 77(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4237