QUALIDADE DE VIDA E COMPOSIÇÃO CORPORAL EM PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM - UM ESTUDO DE CASO
Resumo
O senso comum indica para que a vida seja de boa qualidade é primordial ter saúde. Tanto a atividade física como o condicionamento físico pode ser necessário para a saúde e longevidade. No mundo do trabalho algumas tarefas dependem muito da capacidade física do operador, capacidade esta em realizar tarefas que demandam gasto energético. Buscou-se com este trabalho fazer um levantamento diagnóstico da composição corporal das enfermeiras e como este pode interferir na sua qualidade de vida relacionada à saúde (QVRS). A amostra foi composta por trinta (30) profissionais de enfermagem. Utilizou-se um compasso da marca CESCORF®, com precisão de 1 mm; uma balança digital da marca KRATOS-Cas®, com precisão de 5 g; uma fita métrica inextensível de 1 cm de largura e 1 m de comprimento. A coleta dos dados foi realizada em sala reservada, no próprio hospital, em dia e horário previamente agendado. Os resultados relativos ao Índice de Massa Corporal (IMC) mostraram que a maioria dos testados encontrava-se na faixa de peso recomendada para a saúde e que de acordo com a bibliografia consultada apresentou baixos riscos para a saúde. Já os dados referentes à Relação Cintura/Quadril (RCQ) na amostra masculina foram em sua totalidade classificados sem riscos aumentados para contrair doenças e a maior parte da amostra feminina também sem riscos. Estes dados revelaram que na amostra em geral a maior parte do grupo apresenta %G desfavorável de acordo com os parâmetros estabelecidos pela literatura.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
QUALIDADE DE VIDA E COMPOSIÇÃO CORPORAL EM PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM - UM ESTUDO DE CASO. (2014). Fiep Bulletin - Online, 77(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4234