SOBRE A ESCOLA E AS PRÁTICAS CORPORAIS NA DIVERSIDADE SÓCIO-CULTURAL
Palavras-chave:
Escola, cultura Popular, Práticas corporaisResumo
Resumo: O presente texto é fruto de um trabalho em permanente processo de investigação. Trata-se de uma análise da realidade da educação escolarizada no Brasil, em particular no Estado do Espírito Santo, em que a organização do trabalho pedagógico acontece de forma conservadora, frente ao processo de produção e preservação de manifestações de cultura popular no campo das práticas corporais, sobretudo das Danças, dos Jogos e das Brincadeiras populares em uma considerável quantidade de comunidades que são atendidas por escolas públicas. No momento o trabalho apresenta uma discussão acerca do contexto sobre a lógica da organização escolar no Brasil em seus momentos históricos de formatação social, enfatizando a educação escolarizada como instrumento central de formação do novo homem para o novo país. Apresentamos, a partir de uma pesquisa metodologicamente associada entre o acervo bibliográfico, a observação da realidade e a análise da prática pedagógica das escolas instaladas em comunidades ativas no campo das manifestações culturais que preservam as Danças, os Jogos e as brincadeiras populares. Como resultado do trabalho investigativo, apontamos a existência significativa de comunidades ativas, que possuem escolas e estabelecem relações diretas entre suas práticas corporais e o lazer e a produção sócio-econômica, conseguindo assim, preservar a cultura e a religiosidade. Por outro lado, ensaiamos apontamentos para uma análise mais aprofundada acerca das relações conflituosas entre o conhecimento produzido pelas comunidades e a organização curricular da escola.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
SOBRE A ESCOLA E AS PRÁTICAS CORPORAIS NA DIVERSIDADE SÓCIO-CULTURAL. (2014). Fiep Bulletin - Online, 77(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4229