ESPAÇOS E ATIVIDADES FÍSICAS RECREATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
Educação Infantil, Espaço Físico, Atividades Físicas RecreativasResumo
Este estudo teve como objetivos analisar os espaços destinados às atividades físicas recreativas e a distribuição do tempo no contexto da Educação Infantil. Foi caracterizado como um estudo de caso, realizado no nível IV de um Centro de Educação Infantil de Campo Grande - MS. Como metodologia de investigação foi adotado a observação sistematizada, sendo as informações registradas em diário de campo. Os resultados mostraram que a instituição analisada não dispõe de espaço físico específico à pratica de atividades motoras, fazendo com que as crianças passem praticamente o tempo todo na sala de aula. Em relação a distribuição do tempo no cotidiano escolar, as crianças ficam no Centro de Educação Infantil por 10h30m, distribuídas em 1h à espera dos demais colegas (entrada pela manhã), 4h20min às atividades de cuidados (alimentação, higiene e sono) e 5h10min às atividades de alfabetização, educação artística, recreação e combinados. Conclui-se que a instituição necessita urgentemente da criação de espaços onde as crianças possam realizar atividades motoras, uma vez que as experiências motoras neste período são de suma importância para as conquistas dos estágios motores maduros, possibilitando assim, a progressão motora e realização dos movimentos esportivos. Ainda, recomenda-se que a distribuição do tempo infantil seja repensada, pois o tempo que as crianças ficam sentadas na espera dos demais colegas é muito longo.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
ESPAÇOS E ATIVIDADES FÍSICAS RECREATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. (2014). Fiep Bulletin - Online, 77(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4228