DIAGNÓSTICO DE SOBREPESO E OBESIDADE EM ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE FORTALEZA-CE
Palavras-chave:
obesidade, sobrepeso, escolaresResumo
O sobrepeso e a obesidade são crescentes não só em países desenvolvidos. Recentemente a Organização Mundial da Saúde (OMS) considerou a obesidade a mais nova síndrome mundial. No Brasil, estudos de prevalência de sobrepeso e obesidade ainda são escassos, porém especialistas têm uma certeza: o desenvolvimento do sobrepeso e obesidade está atingindo idades cada vez mais precoces. Portanto, o presente estudo objetiva verificar o índice de sobrepeso e obesidade em adolescentes de ambos os sexos em uma escola pública de Fortaleza-CE. O estudo teve o caráter transversal e foi realizado no Colégio Liceu do Ceará com escolares de 14 a 19 anos de idade. Foi realizado um treinamento com os avaliadores para garantir precisão das medidas e fidedignidade no estudo. Para a coleta dos dados, foi utilizada uma trena flexível (Easyread) com precisão de 1 cm e balança digital Plenna com capacidade de 150 kg. Foi mensurados o peso e estatura para determinação do IMC, segundo os critérios do CDC. Os resultados foram analisados através da estatística descritiva e realizados o teste do Qui-quadrado e Person. Dos 284 escolares avaliados, 154 são do sexo feminino (54,5%) e 130 do sexo masculino (45,5%). O sobrepeso e obesidade foram maiores no sexo masculino, prevalecendo na faixa etária de 14 a 16 anos. O teste qui-quadrado constatou dependência entre sexo e classificação nutricional. A correlação IMC e CC apresentou associação de r=0,64 e a realização de atividade física foram iguais para ambos os sexos. Os resultados obtidos nesta pesquisa sugerem um acompanhamento nutricional para melhorar o estado de saúde destes estudantes, além do incentivo a prática de atividades físicas em casa ou nas escolas dos mesmos.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
DIAGNÓSTICO DE SOBREPESO E OBESIDADE EM ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE FORTALEZA-CE. (2014). Fiep Bulletin - Online, 77(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4227