O PERFIL DE QUALIDADE DE VIDA E FLEXIBILIDADE NO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO
Palavras-chave:
Envelhecimento, Flexibilidade, Qualidade de vida.Resumo
O objetivo da pesquisa foi de investigar o perfil da qualidade de vida e da flexibilidade de indivíduos com idade igual ou superior a 65 anos. Esta pesquisa se caracterizou como um estudo descritivo, usou-se o teste t para comparar entre os sexos. A amostra foi constituída por 23 indivíduos sendo 16 do sexo feminino e 7 do sexo masculino, com idade igual ou superior a 65 anos, de Corumbá-GO. Aplicou teste de sentar e alcançar do banco de Wells, um questionário; qualidade de vida - WHOQOL bref. Os resultados encontrados formam: O nível de qualidade de vida, a amostra no geral apresentou a classificação 12,95 ( 2,82) que é considerada como nem ruim e nem boa. Quanto aos 4 domínios ( físico, psicológico, relações sociais e meio ambiente), só o domínio meio ambiente é que os dois sexos foram diferentes, pois as mulheres idosas estão muito insatisfeitas, enquanto os homensconsideram esse aspecto como nem ruim e nem bom. Quanto ao nível de flexibilidade sem nenhuma repetição anterior apresentou um média de 15,30 cm ( 9,55), já o teste de flexibilidade com 4 repetições, apresentou uma média de 18,13 cm ( 10,12), sendo
classificado o nível de flexibilidade como médio para a amostra no geral. Quando analisado por sexo, o feminino teve uma flexibilidade entre médio e bom, enquanto o sexo masculino foi classificado como fraco. Conclui-se que o em ambos os sexos, o estudo constatou que na análise da qualidade de vida no geral, os idosos apresentaram uma percepção de nem ruim e nem boa. Quanto ao nível de flexibilidade no geral apresentou um nível médio, a amostra feminina teve um índice positivo , sendo que a amostra masculina não obteve um resultado satisfatório, tendo como classificação o nível fraco.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
O PERFIL DE QUALIDADE DE VIDA E FLEXIBILIDADE NO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO. (2014). Fiep Bulletin - Online, 77(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4155