ANÁLISE DA MECÂNICA RESPIRATÓRIA APÓS A APLICAÇÃO DE UM PROGRAMA DE REABILITAÇÃO CÁRDIO-PULMONAR EM INDIVIDUOS OBESOS.
Palavras-chave:
obesidade, pressão inspiratória máxima, volumes pulmonaresResumo
O presente estudo teve como propósito avaliar a mecânica respiratória através da análise da força muscular (Pressão Inspiratória Máxima-Pimáx e Pressão Expiratória Máxima-Pemáx), dos volumes pulmonares (volume minuto - VM e volume corrente-VC) e da capacidade vital lenta (CVL) em pacientes obesos, antes e após um programa de reabilitação cárdio-pulmonar. Foram avaliados 33 pacientes obesos com IMC acima de 30Kg/ m², ambos os sexos, com idade entre 18 à 65 anos, com ou sem co-morbidades associadas, porém, ocorreu evasão de 13 pacientes O estudo foi realizado no período de 24/04 à 04/09/06 na Clínica da Universidade Potiguar. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se uma ficha de avaliação adaptada de Regenga (2000) e Costa (2003), avaliação respiratória (Pimáx, Pemáx, VC, VM CVL).O estudo foi iniciado após a assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido Em seguida foi aplicado um programa de reabilitação cárdio-pulmonar adaptado de Regenga (2000) e do Programa de Reabilitação Pulmonar da UNIFESP, durante 03 meses, 03 vezes por semana. Para análise estatística foi utilizado o Teste de Wilcoxon, para verificar se existe diferença significativa entre as observações, antes e após o programa de reabilitação cárdio-pulmonar. Como resultados obtivemos melhora para Pimáx pré-reabilitação média de -69,75 e pós-reabilitação -78,25 com p= 0,0437, Pemáx pré-reabilitação média de+73,5 , pós-reabilitação +94,00 com p=0,0002, VC pré-reabilitação média de 758,72, pós-reabilitação 992,86com p=0,009, VM pré-reabilitação média de 10612,3 , pós-reabilitação 15068,75 com p=0,0064 e CVL pré-reabilitação média de 2456,95 , pós-reabilitação 3539,45 com p=0,0003. Diante da análise dos resultados, concluímos que a aplicação do Programa de Reabilitação Cárdio-pulmonar por três meses em indivíduos obesos, promoveu melhora significativa nos valores da Pimáx, Pemáx, VC, VM e da CVL.Sugerimos continuidade do estudo para validar os benefícios promovidos pelo programa de reabilitação cárdio-pulmonar.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
ANÁLISE DA MECÂNICA RESPIRATÓRIA APÓS A APLICAÇÃO DE UM PROGRAMA DE REABILITAÇÃO CÁRDIO-PULMONAR EM INDIVIDUOS OBESOS. (2014). Fiep Bulletin - Online, 77(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4151