PRÁTICAS CORPORAIS E RELIGIOSIDADE: DISCURSOS DE LÍDERES RELIGIOSOS
Palavras-chave:
Práticas corporais, . Sagrado, ProfanoResumo
A temática corpo e religiosidade situada no âmbito da discussão das práticas corporais trata-se de uma produção teórica pouca debatida no meio acadêmico e, sobretudo na Educação Física. As Ciências Sociais é a área que dá maior enfoque a relação existente entre corpo e religiosidade, encontrando na Sociologia e na Antropologia as maiores articulações e discussões pertinentes a esse tema. Objetiva-se verificar a relação entre as práticas corporais e a religiosidade, bem como a possível influência das instituições religiosas frente à prática de atividades físicas. O estudo utilizou as categorias sagrado e profano, baseando-se em M. Elíade (1992) e controle, poder e dominação pelas instituições conforme M. Foucault (1987). Utilizou-se da análise do discurso para interpretar as entrevistas conforme Fiorin (1999) e Bardin (1998), realizadas com cinco líderes religiosos pertencentes às igrejas: Batista, Assembléia de Deus, Maranata, Universal do Reino de Deus e Adventista do Sétimo Dia, do município de Vila Velha ES. Para esta pesquisa foi utilizada a mensagem verbal, com inferências dos dados obtidos nas respostas dos dirigentes religiosos. Concluiu-se que há restrições para a prática de atividades físicas, percebendo que, embora a prática das atividades físicas e de lazer não sejam negadas, as mesmas obedecem a diversos padrões de comportamentos, não escapando o corpo da vigilância e controle das instituições. Quanto a indicação de atividades físicas as lideranças não se opõe a prática, contudo, as mesmas devem estar sujeitas as próprias instituições. Percebeu-se, na fala dos entrevistados uma nítida dualidade - compreensão do corpo em duas distintas faces: corpo e alma o que vem de encontro com os referenciais bibliográficos utilizados.Downloads
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
PRÁTICAS CORPORAIS E RELIGIOSIDADE: DISCURSOS DE LÍDERES RELIGIOSOS. (2014). Fiep Bulletin - Online, 77(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4140