ESTUDO CRÍTICO COMPARATIVO DAS METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO DOS PORCENTUAIS DE GORDURA CORPORAL HUMANA NA ESCOLA
Palavras-chave:
Avaliação, Composição Corporal, EscolaResumo
O método direto na avaliação corporal humana é o único que consegue ter um resultado sem contestações e se realiza apenas em cadáveres através da análise e quantificação pontual de cada corpo. Ao longo da história um total de apenas 34 corpos mensurados pelo método direto embasaram a composição dos métodos indiretos e duplamente indiretos, para uma população intangível de indivíduos dado o avanço do momento histórico. Além desta defasagem a população pesquisada foi de um grupo étnico de um determinado continente em uma determinada época. Esta imprecisão no ato de mensurar a composição corporal humana principalmente no que tange ao percentual de gordura, aumenta de forma abrupta quando se relembra que toda a pesquisa orientada no sentido de quantificar pelo método direto estas relações entre a composição corporal e o peso do indivíduo, foi construída em cima de indivíduos de idade avançada, ou seja, um grupo de estudo totalmente diverso do perfil do grupo escolar. Para utilização destas medidas antropométricas no ambiente escolar onde em sua maioria são indivíduos em fase de crescimento estas relações ficam bem distantes da realidade chegando a uma média de 28% de diferença entre diferentes metodologias o que questiona sua probidade científica.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
ESTUDO CRÍTICO COMPARATIVO DAS METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO DOS PORCENTUAIS DE GORDURA CORPORAL HUMANA NA ESCOLA. (2014). Fiep Bulletin - Online, 77(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4126