CAPACIDADE AERÓBIA COMO DISCRIMINANTE DO CONSUMO ALIMENTAR E DA APTIDÃO FÍSICA
Palavras-chave:
consumo alimentar, distribuição de gordura corporal, capacidade aeróbiaResumo
O consumo máximo de oxigênio é um indicativo da capacidade aeróbia e sua estimativa constitui um método adequado para analisar variáveis nutricionais e antropométricas do indivíduo. A pesquisa objetivou avaliar o consumo alimentar e a distribuição de gordura corporal de 90 universitários da área de saúde, na faixa etária entre 18 e 30 anos, tendo como discriminante o consumo máximo de oxigênio. Foram determinados os indicadores: nutricionais (macronutrientes); antropométricos (índice de massa corporal, somatório de dobras cutâneas, relação cintura/quadril e relação tronco/membros) e capacidade aeróbia (consumo máximo de oxigênio). Para avaliar o consumo alimentar foi realizado inquérito recordatório de 24 horas e aplicado questionário de freqüência alimentar. A análise estatística foi realizada utilizando os testes: ANOVA, t-student, Scheffé e correlação. Os resultados indicaram diferença significativa e correlação negativa para consumo máximo de oxigênio e somatório de dobras cutâneas, constatando-se que, quanto maior a capacidade aeróbia, melhor a distribuição de gordura corporal. Houve ainda diferença significativa para: dobras cutâneas do tronco, circunferência da cintura e relação cintura/quadril, preditores de riscos à saúde, devido ao acúmulo de adiposidade na região central do corpo. Verificou-se ingestão protéica aumentada e regularidade em três refeições diárias. Observou-se falta de orientação especializada, ingestão alimentar que não atende as recomendações, e necessidade da prática de exercícios físicos para melhorar a saúde e qualidade de vida.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
CAPACIDADE AERÓBIA COMO DISCRIMINANTE DO CONSUMO ALIMENTAR E DA APTIDÃO FÍSICA. (2014). Fiep Bulletin - Online, 77(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4120