A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE CORPO PARA OS DOCENTES DOS CURSOS DE GRADUAÇAÕ EM EDUCAÇAO FÍSICA DA REGIAO OESTE DO PARANA
Palavras-chave:
Representação social, , corpo, docentesResumo
A contemporaneidade num processo gradativo reflete o corpo do homem; corpo vivido, sofrido, marginalizado, espetacularizado, mecanizado, enfim, a-sujeitado a um sistema capitalista globalizado voltado ao consumo e ao lucro. O corpo é o meio pelo qual a vida frui, corpo este que sofre transformações desde os primórdios, porém sem muitas análises sobre tal fenômeno, sendo assim necessário que esse corpo seja pensado, refletido e compreendido, porque só conhecendo e refletindo sobre o histórico e as mutações do que se busca será possível obter conhecimento para que haja uma tentativa de entendimento das muitas atitudes tomadas pelo homem na contemporaneidade. Para os profissionais que tem o corpo como objeto de trabalho, se faz importante descobri-lo, senti-lo e conhece-lo. O presente trabalho tem como objetivo verificar qual a representação social do corpo para os docentes dos cursos de graduação em Educação Física das Instituições da região Oeste do Paraná. A caracterização desta pesquisa se dá de forma qualitativa e etnográfica, buscando analisar na fala dos docentes; formadores de futuros profissionais, a sua representação sobre corpo e como a mesma acontece na práxis pedagógica. Tendo este estudo como amostragem 18 docentes escolhidos aleatoriamente, 3 de cada instituição. Utilizou-se como instrumento uma entrevista semi-estruturada com roteiro não fixo, e para a análise e interpretação das informações optou-se pela categorização, meio que propiciou encontrar no discurso dos docentes palavras ou frases que identificaram seu pensamento. De forma unânime, identificamos no silêncio dos discursos um olhar cartesiano do objeto de estudo, este é dualizado em corpo e alma, quando a fragmentação não é mais profunda, um detalhamento do orgânico, células e sistemas funcionais. A práxis metodológica destes formadores não pode negligenciar os mesmos, refletindo assim sobre a formação dos discentes, mas por ser uma representação pode sofrer mutação, basta qualidade na reconstrução.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE CORPO PARA OS DOCENTES DOS CURSOS DE GRADUAÇAÕ EM EDUCAÇAO FÍSICA DA REGIAO OESTE DO PARANA. (2014). Fiep Bulletin - Online, 77(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4091