PSICOMOTRICIDADE E EDUCAÇÃO FÍSICA ALIADAS À MELHORA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Palavras-chave:
Psicomotricidade, Escolares, Educação FísicaResumo
O presente estudo teve como propósito provar que aulas de psicomotricidade por meio da Educação Física, interferem diretamente no desenvolvimento das crianças. Para isso foi utilizada a Bateria de Testes Psicomotores de Rosa Neto (2002), que classifica o perfil psicomotor das crianças por meio da análise de seis fatores: motricidade fina, motricidade global, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial e organização temporal. A amostra foi constituída de 29 escolares de ambos os sexos residentes no município de Anápolis – GO. Estas encontram-se entre 6 e 8 anos de idade, sendo 12 do sexo feminino e 15 do sexo masculino. Houve uma perda amostral de 2 crianças. Os resultados do primeiro momento demonstraram que a maioria dos escolares foi classificada como muito inferior no quesito motricidade fina, normal médio em motricidade global e equilíbrio, inferior em esquema corporal, normal baixo em organização espacial e organização temporal. De acordo com os resultados do segundo momento foram detectadas grandes melhoras em comparação com os primeiros resultados, demonstrando bom nível de significância no que concerne à motricidade fina, motricidade global, ao equilíbrio, esquema corporal e à organização temporal. Apenas na organização espacial não foram obtidos resultados significativos, entretanto, constatou-se um grande progresso. Portanto, este estudo demonstrou que aulas de psicomotricidade aplicadas duas vezes por semana, com 50 minutos de duração e por um período de três meses, promovem melhoras significativas no desenvolvimento infantil, interferindo favoravelmente no desempenho escolar das crianças.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2011-01-12
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
PSICOMOTRICIDADE E EDUCAÇÃO FÍSICA ALIADAS À MELHORA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL. (2011). Fiep Bulletin - Online, 81(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/403