EDUCAÇÃO FÍSICA ENQUANTO LINGUAGEM: FUNDAMENTOS PARA UM REPOSICIONAMENTO NO CURRÍCULO ESCOLAR
Palavras-chave:
Education Physique, langage corporel, programmesResumo
Algumas propostas curriculares da Educação Física impõem aos alunos a apropriação de uma determinada linguagem corporal já produzida e padronizada. Nessa visão, os professores não se preocupam em fazer uma leitura do repertório lingüístico do grupo social com o qual trabalha. Desse modo, veicula uma ideologia performática, pois interessa-se predominantemente com uma incorporação gestual considerada ideal e desqualifica qualquer processo de produção cultural de outros grupos. Uma vez que a cultura corporal de movimento agregou temas gerais a serem trabalhados na escola, seus currículos poderiam, inicialmente, comprometer-se com a linguagem corporal advinda das crianças na escola e buscar entendê-las, explicá-las e sistematizá-las. Neste artigo, objetivamos analisar a sistematização da linguagem corporal por meio da compreensão da Semiótica, a fim de, apresentarmos subsídios para seu reposicionamento no currículo escolar. As razões que nos conduziram ao estudo da Semiótica atrelam-se à compreensão de que a Educação Física escolar, na sua abordagem cultural, pode buscar fundamentos nas ciências da linguagem, considerando que as teorias críticas da Educação promovem a escola como local de encontro de culturas e a Educação Física como espaço para o reconhecimento, ressignificação e ampliação da cultura motora. O encaminhamento metodológico baseou-se em um estudo exploratório e as análises dos dados permitem inferir que a arqueologia filosófica da Semiótica proporciona o embasamento para compreender a linguagem corporal como uma das características das manifestações da cultura corporal. Isto posto, as contribuições da investigação implicam numa reorganização do processo educativo da Educação Física crítica e fornecem subsídios para uma reorganização da prática escolar.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
EDUCAÇÃO FÍSICA ENQUANTO LINGUAGEM: FUNDAMENTOS PARA UM REPOSICIONAMENTO NO CURRÍCULO ESCOLAR. (2014). Fiep Bulletin - Online, 77(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3928