AS DIRETRIZES CURRICULARES E O CURRÍCULO DE EDUCAÇÃO FÍSICA: A VALORIZAÇÃO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR
Palavras-chave:
Educação Física, Currículo, Formação ProfissionalResumo
A despeito das atuais políticas para a formação de professores no Brasil estarem em conformidade com princípios regidos pela reestruturação produtiva e flexibilização da economia, as orientações propostas pelo Conselho Nacional de Educação - CNE/2002 - valorizam o fortalecimento dos vínculos entre as instituições formadoras e os sistemas educacionais. Entendemos que, a aproximação das práticas realizadas no campo da formação de professores com a realidade das escolas brasileiras pode representar um avanço para a formação de professores devendo ser valorizada nos currículos de formação inicial. Discutimos no presente artigo, o distanciamento dos cursos graduação em Educação Física das demais licenciaturas nos diferentes momentos históricos da educação brasileira e a possibilidade dessa aproximação a partir das orientações advindas das atuais Diretrizes Curriculares para a formação de professores. Ao buscarmos compreender no processo histórico da área aspectos que contribuíram para formação profissional baseada na apreensão de conhecimentos de ordem técnica e instrumental, apresentamos ao mesmo tempo, a organização dos currículos da área nos diferentes momentos históricos. A partir daí, apontamos quais os desafios colocados para a organização dos currículos atuais de Educação Física, na direção de formar professores comprometidos com a atividade do ensino nas sociedades contemporâneas.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
AS DIRETRIZES CURRICULARES E O CURRÍCULO DE EDUCAÇÃO FÍSICA: A VALORIZAÇÃO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR. (2014). Fiep Bulletin - Online, 77(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3903