VARIAÇÃO NOS INDICADORES FISIOLÓGICOS NUMA PERIODIZAÇÃO DE TREINAMENTO PARA GOLFE: UM ESTUDO DE CASO
Palavras-chave:
golfe, periodização do treinamento, performanceResumo
A prática competitiva do golfe, assim como em outras modalidades, é completamente diferente da prática recreativa. Entretanto, muitas vezes os golfistas típicos não dispendem muitas horas do seu tempo para o treinamento físico. O objetivo deste estudo foi verificar as respostas nos indicadores fisiológicos de um golfista de alto rendimento mediante a aplicação de uma periodização de treinamento específica. Verificou-se que houve melhora significativa nos indicadores neuromusculares observados através de aumentos no desempenho da flexão de quadril em 60 segundos e, principalmente, na mobilidade de quadril e tronco observada no teste de sentar-e-alcançar. Valores bem favoráveis foram observadas na composição corporal e VO máx, sendo que neste último verificou-se também estabilidade durante toda a periodização. Conclui-se verificando que os 2 resultados sugerem a adoção de uma periodização específica afim de se otimizar o desempenho de golfistas de alto rendimento, baseada principalmente em indicadores neuromusculares e de composição corporal.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
VARIAÇÃO NOS INDICADORES FISIOLÓGICOS NUMA PERIODIZAÇÃO DE TREINAMENTO PARA GOLFE: UM ESTUDO DE CASO. (2014). Fiep Bulletin - Online, 78(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3896