INCIDÊNCIA DE ÚLCERA DE PRESSÃO EM PACIENTES HOSPITALIZADOS: REVISÃO DE LITERATURA
Palavras-chave:
Úlcera de Pressão, Incidência, HospitalResumo
As úlceras de pressão (UP) são consideradas feridas crônicas, oriundas de áreas submetidas ao constante processo isquêmico e, conseqüentemente, morte tecidual, cuja presença nos pacientes institucionalizados se constitui em parâmetro para a avaliação da assistência. Nos Estados Unidos, em torno de 2,1 milhões de pacientes desenvolvem UP por ano. Na Europa, Canadá e África do Sul, de 3% a 11% dos pacientes hospitalizados apresentam UP. No Brasil, estudos de ocorrência de UP em pacientes críticos são raros e consideraram somente a avaliação da presença da UP enquanto o paciente está na UTI. Este estudo teve por objetivo realizar uma revisão de literatura sobre incidência de úlcera de pressão em pacientes hospitalizados na base de dados do LILACS entre 2000 e 2006, para isso foi realizada uma pesquisa em artigos científicos até outubro/2007, sendo utilizados como descritores: úlcera de pressão e incidência. Segundo os artigos científicos pesquisados, podemos observar que a incidência geral variou de 1,0% a 55,6%. Sendo os maiores índices identificados nos casos de pacientes com lesão medular, variando de 42,5% a 55,6%. No que diz respeito a pacientes sedados e não sedados, um artigo pesquisado apresentou diferença estatística significativa (p-valor = 0,0323). No caso de pacientes atendidos através de protocolo de assistência verificou-se uma baixa incidência (3,7%), justificando a fundamental importância de implementação de protocolos sistematizados para avaliação do risco de desenvolvimento de UP. Segundo os artigos científicos pesquisados, podemos observar que a incidência geral hospitalar variou de 1,0% a 55,6%, sendo maior em UTI (7,2% a 41,1%). Os maiores índices identificados foram nos pacientes com lesão medular, variando de 42,5% a 55,6%, revelando que a mobilidade prejudicada é um importante fator de risco para UP.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
INCIDÊNCIA DE ÚLCERA DE PRESSÃO EM PACIENTES HOSPITALIZADOS: REVISÃO DE LITERATURA. (2014). Fiep Bulletin - Online, 78(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3868