DIAGNÓSTICO DA ESTRUTURA E AÇÕES DESENVOLVIDAS PELOS NÚCLEOS MUNICIPAIS DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DA REGIÃO DO TRAIRÍ/RN, BRASIL.
Palavras-chave:
Diagnóstico, Estrutura, Vigilância EpidemiológicaResumo
Com o avanço da descentralização do setor saúde no Brasil na década de 1990, a esfera municipal, gradualmente, tornou-se responsável pela gestão da rede de serviços de saúde, dentre eles a Vigilância Epidemiológica. Em nosso cotidiano de assessoria junto aos municípios da região do Trairí da V Unidade Regional de Saúde Pública (V URSAP) do Estado do Rio Grande do Norte, constatamos deficiências na rotina em alguns Núcleos de Vigilância Epidemiológica (NVE). Este estudo teve como objetivo identificar a estrutura dos núcleos municipais e as ações de vigilância epidemiológica desenvolvidas na V URSAP. Trata-se de um estudo descritivo realizado com 10 coordenadores dos NVE da V URSAP na região do Trairí/RN. Os dados foram obtidos através de um formulário estruturado de entrevista, em setembro de 2007, após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa/UFRN e analisados Epi-Info 3.4. Em todos os 10 NVE não existia sala própria, 70% estavam sem equipe multiprofissional completa. Os itens transporte (70%) e equipamentos (80%) estavam adequados na maioria dos núcleos analisados. Todavia, detectamos que 90% dos NVE estavam com estrutura inadequada para o desenvolvimento das ações de VE. Quanto as ações de VE, identificamos que as atividades relacionadas à coleta e processamento dos dados são realizados por 100% dos NVE, enquanto a análise, interpretação de dados e recomendações para medidas de controle estavam presentes em 80% dos núcleos. Todavia, as atividades de promoção das ações de controle (80%), avaliação da eficácia e efetividade das medidas adotadas (90%) e divulgação de informações pertinentes (90%) estavam ausentes na maioria dos núcleos. Neste sentido, consideramos que os NVE analisados apresentam em sua maioria inadequação quanto a sua estrutura e desenvolvimento de ações de VE, necessitando urgentemente que sejam revistos esses aspectos pelos gestores municipais de saúde dos NVE estudados.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
DIAGNÓSTICO DA ESTRUTURA E AÇÕES DESENVOLVIDAS PELOS NÚCLEOS MUNICIPAIS DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DA REGIÃO DO TRAIRÍ/RN, BRASIL. (2014). Fiep Bulletin - Online, 78(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3865