SATISFAÇÃO DA ASSISTÊNCIA AMBULATORIAL A PORTADORES DE HIV: AVALIAÇÃO DE USUÁRIOS
Palavras-chave:
AIDS/HIV, qualidade na saúde, satisfação, usuárioResumo
No Brasil, desde os primórdios, a saúde tem caminhado em crise e, em nível de qualidade, deixa muito a desejar. Nesta perspectiva, ressalta-se a qualidade nos serviços de saúde, uma vez que o usuário, apesar de pouca informação, não deixa de avaliar os serviços prestados, quando o que está em questão são os cuidados de saúde. Este estudo teve como objetivo avaliar a satisfação de usuários portadores de HIV durante o atendimento ambulatorial, acerca da assistência que lhes era prestada. Trata-se de um estudo avaliativo com abordagem quantitativa. A amostra foi composta de 58 portadores de HIV, voluntários, inscritos no ambulatório do hospital público de referência para doenças infecciosas, no município de Natal/RN. Como principais resultados, constatou-se que o serviço, como um todo, foi avaliado pelos seus usuários, como bom, evidenciando uma grande aceitação do tipo de atendimento oferecido. O acesso e o acolhimento foram considerados como favoráveis. Em relação à disponibilidade de medicamentos anti-retrovirais, 90% consideraram ser fácil conseguir medicamentos. No que se refere à disponibilidade de exames laboratoriais, os usuários apontaram como fácil à realização (85%). Segundo os usuários parece não haver problemas quanto à marcação de consultas, já que, 70% apontaram ser fácil. Concluímos que os aspectos mais criticados no serviço foram a grande espera para receber os resultados de exames, a falta de conforto das instalações físicas, e a dificuldade em conseguir atendimento em outros serviços referenciados. Os percentuais de insatisfação podem, futuramente, constituir indicadores de monitoramento, dado que os parâmetros aceitáveis ainda não foram definidos pelo serviço pesquisado.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
SATISFAÇÃO DA ASSISTÊNCIA AMBULATORIAL A PORTADORES DE HIV: AVALIAÇÃO DE USUÁRIOS. (2014). Fiep Bulletin - Online, 78(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3862