CATEGORIZACIÓN E ANALISE DO XOGO DE GOLFE E DOS SEUS CAMPOS EN PORTUGAL
Palavras-chave:
Golfe, Jogadores, EnvelhecimentoResumo
O objectivo do presente estudo foi caracterizar os jogadores e os campos de golfe em Portugal, baseado na recolha de dados, realizada em 2006. Esta recolha consistiu no preenchimento de 2 inquéritos - 1 direccionado à caracterização sócioeconómica e ao perfil competitivo e outro ao perfil alimentar dos jogadores, bem como em observações e medições directas dos campos e jogadores. Os jogadores foram avaliados momentos antes da competição e as seguintes variáveis determinadas: peso, estatura, envergadura, quatro pregas cutâneas (bicipital, tricipital, subescapular, supraespinal), conforme a metodologia proposta. Foram também mensurados os valores da bio impedância e aplicados cardiofrequenciometros durante a volta. A amostra foi composta por 327 jogadores, sendo 46 do sexo feminino. Os atletas apresentaram idades entre 50 e 82 anos e peso corporal entre 75 e 90 kg. Relativamente aos campos, foram analisados detalhadamente 43 campos, sendo 8 Zona Porto e Norte, 2 Zona das Beiras, 14 da Zona Lisboa, 1 da Zona Alentejo e 18 da Zona Algarve, quer a nível da nacionalidade dos seus jogadores, quer a nível das características de esforço provocadas por uma volta, bem como da mobilidade dos jogadores, pelos mesmos. Recorremos ao programa estatístico SPSS versão 11,5 para tratamento dos dados. Realizamos as estatísticas descritivas e testes de análise de variância. Procedemos ainda à análise factorial.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
CATEGORIZACIÓN E ANALISE DO XOGO DE GOLFE E DOS SEUS CAMPOS EN PORTUGAL. (2014). Fiep Bulletin - Online, 78(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3845