A INFLUÊNCIA DO TREINAMENTO DE FORÇA EM INDIVÍDUOS PORTADORES DA IMUNODEFICIÊNCIA HUMANA (HIV)
Palavras-chave:
HIV, Treinamento de ForçaResumo
Os portadores do vírus da imunodeficiência humana (HIV) que fazem uso da terapia antiretroviral apresentam diversos efeitos colaterais que diminuem a capacidade funcional devido à perda de massa muscular, alterações metabólicas e anormalidades na distribuição de gordura corporal. A hipótese testada é que o treinamento de força seja eficaz no aumento da força, massa magra e diminuição da gordura corporal em indivíduos soropositivos. Participaram do estudo 8 homens fisicamente ativos sob tratamento antiretroviral, submetidos à uma triagem através do questionário Par-q e Risco Coronariano e a apresentação de atestado médico prévio afirmando que estavam aptos para a prática de atividade física. Todos os indivíduos assinaram um termo de consentimento livre e esclarecido. Foi realizado um treinamento de força em aparelhos de musculação durante um período de 14 semanas. Foram encontradas diferenças significativas nos níveis de força nos exercícios-padrão Leg Press 45º (p<0.0001) e Banco Flexor (p=0.0008). Não foram encontradas diferenças significativas para as variáveis antropométricas. Concluímos nesse estudo que os exercícios de força induzem ao aumento de força muscular, entretanto, a composição corporal não sofre alterações significativas.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
A INFLUÊNCIA DO TREINAMENTO DE FORÇA EM INDIVÍDUOS PORTADORES DA IMUNODEFICIÊNCIA HUMANA (HIV). (2014). Fiep Bulletin - Online, 78(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3830