AVALIAÇÃO DOS PADRÕES DE MARCHA E POSTURA CORPORAL DOS PRATICANTES DE EQUOTERAPIA COM PARALISIA CEREBRAL
Palavras-chave:
Paralisia cerebral, Marcha e Postura Corporal, EquoterapiaResumo
A equoterapia é indicada como terapia nos seguintes casos: comprometimentos motores causados por lesões neuromotores; lesões cerebrais; distúrbios evolutivos e comportamentais e patologias ortopédicas (FREIRE, 1999). Neste contexto, o nosso objetivo do presente trabalho foi de avaliar o padrão de marcha e a postura corporal, em praticantes de equoterapia com paralisia cerebral, procurando relacionar a marcha e postura com o trabalho desenvolvido na prática terapêutica de um Centro Equoterapêutico. Participam do presente estudo, 32 pacientes com Paralisia Cerebral, de ambos os gêneros. Foram feitas avaliações pré e pós-terapia, utilizando a escala de medição da função motora grossa dos pacientes GMFM (Gross Motor Function Measure), com 88 itens separados em 5 dimensões. O instrumento utilizado para a analise estatística foi o SPSS13.0, com estatística de amostra emparelhada (p<0,05). Os resultados foram: na dimensão A - Deitar e rolar, os pacientes obtiveram uma melhora significativa (diferença média = -3,3756). Na dimensão B - Sentar, os pacientes tiveram uma melhora satisfatória (diferença média = -6,9791). Uma vez que encontravam dificuldades nesta dimensão. Na dimensão C - Ajoelhar e Engatinhar, crianças obtiveram com o tratamento uma melhora significativa (diferença média = - 2,5301). Na dimensão D - Ficar de Pé, os pacientes apresentaram evolução motora satisfatória (diferença média = -3,3664). Na dimensão E - Andar, Correr e Pular os pacientes obtiveram maior ganho funcional, em relação a sua independência motora (diferença média = -2,1724). Conclui-se que os resultados apontaram para um aumento nas médias de todas as estruturas motoras avaliadas no padrão de marcha e na postura corporal.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
AVALIAÇÃO DOS PADRÕES DE MARCHA E POSTURA CORPORAL DOS PRATICANTES DE EQUOTERAPIA COM PARALISIA CEREBRAL. (2014). Fiep Bulletin - Online, 78(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3829