ASPECTOS PSICOLÓGICOS NO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO DE MULHERES RESIDENTES NO VALE DO SINOS - RS
Palavras-chave:
Qualidade de vida, Processo de envelhecimento, GêneroResumo
A qualidade de vida é um elemento importante na análise da saúde física e emocional dos indivíduos, tornando-se necessário ressaltar o caráter multidimensional deste constructo. O objeto de pesquisa deste estudo foi avaliar a percepção das mulheres durante o seu processo de envelhecimento em relação aos sentimentos positivos e negativos, auto-estima, imagem corporal e aparência. Trata-se de um estudo interpretativo com amostra de 664 mulheres, de 18 a 80 anos, residentes no Vale do Sinos, RS, Brasil, selecionadas por conveniência. Utilizou-se como instrumento para avaliar a qualidade de vida, o WHOQOL- 100, que avalia seis domínios (físico, psicológico, nível de independência, relações sociais, ambiente e espiritualidade). Cada domínio é constituído por diversas facetas. Utilizaram-se, especificamente, as facetas do domínio psicológico: sentimentos positivos, negativos, auto-estima, imagem corporal e aparência. Para a análise estatítica se utilizoum teste qui-quadrado através do SPSS-versão 15.0, onde a amostra foi separada em três grupos: 18 a 39 anos (adultas, n=301), 40 a 59 anos (meia idade, n=267) e acima de 60 anos (idosas, n=96). Os resultados apontaram que as mulheres de meia idade apresentam menor sentimento de aproveitar a vida (p=0,00) e experimentam menos sentimentos positivos (p=0,00) do que as adultas e idosas. Já as idosas são as que menos apresentam sentimentos negativos, como mau-humor, desespero, ansiedade e depressão (p=0,03), são as mais otimistas em relação ao futuro (p=0,00), são as que menos se incomodam com problemas relacionados à aparência física (p=0,00), apresentam maior confiança (p=0,01) e estão mais satisfeitas consigo mesmas (p=0,00); comparadas às outras faixas etárias. Conclui-se que, apesar das mulheres apresentarem diferentes problemas psicológicos em todas as fases do ciclo vital, identifica-se neste estudo que as idosas demonstram uma percepção mais favorável e otimista, portanto, demonstram saber lidar melhor com seus sentimentos positivos e negativos do que as mulheres das demais faixas etárias.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
ASPECTOS PSICOLÓGICOS NO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO DE MULHERES RESIDENTES NO VALE DO SINOS - RS. (2014). Fiep Bulletin - Online, 78(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3810