O COTIDIANO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA: AS PROPOSTAS E A REALIDADE
Palavras-chave:
Sport, School physical education, Pedagogic practiceResumo
Nas últimas três décadas diversas propostas foram elaboradas visando melhorar a prática pedagógica da Educação Física no âmbito escolar. Este estudo objetiva verificar os impactos dessas propostas a partir da análise do trabalho desenvolvido nessa disciplina nas escolas da Rede Pública e Privada da cidade de Pelotas e Rio Grande (RS). Trata-se de estudos de casos que utilizam como instrumento para coleta de dados observações, entrevistas, análise documental e bibliográfica. O estudo demonstrou que no cotidiano escolar da educação física, o esporte é o conteúdo predominante nas aulas. Do ponto de vista da cultura corporal de movimento, a “monocultura” do esporte é uma limitação tendo-se como referência o conjunto de experiências possíveis e consideradas fundamentais para desenvolvimento do aluno. Além disso, no esporte está fortemente presente elementos de exclusão por lhe ser inerente a seletividade por meio da competição e do rendimento “físico”. Sobretudo, eliminam-se possibilidades de outras vivências da esfera lúdica constituídas por outros valores humanos. Assim, se constata contradições entre o que é proposto em documentos oficiais, a produção científica da área e a realidade da educação física escolar.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
O COTIDIANO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA: AS PROPOSTAS E A REALIDADE. (2014). Fiep Bulletin - Online, 78(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3804