COMPARAÇÃO ENTRE O NÍVEL DE FLEXIBILIDADE DOS QUATRO ESTILOS DA NATAÇÃO EM ATLETAS DO GÊNERO FEMININO
Palavras-chave:
flexibilidade, natação, gênero femininoResumo
A flexibilidade é uma importante qualidade física da função neuro-muscular e é de grande importância para que os profissionais de Educação Física possam elaborar planos de ação para melhorar o desenvolvimento de seus atletas, pois facilita o aperfeiçoamento nas técnicas dos desportos; aumenta a capacidade mecânica dos músculos e articulações, permitindo um aproveitamento mais econômico de energia e pode funcionar como um inoculador de lesões, ajudando no desenvolvimento da agilidade, velocidade e força (LIMA e SILVA, 2006). Na natação, existem quatro estilos de nados de competição (borboleta, costas, peito e crawl), que poderão ter suas performances melhoradas ou pioradas dependendo do nível de flexibilidade de seus atletas. Para verificar o nível de flexibilidade em cada estilo, foram avaliadas 8 atletas de natação, com idades entre 13 e 20 anos, apresentando uma média de 17,62 anos, e tempo de prática especializada em um dos quatro estilos entre 3 e 13 anos, com uma média de 8,75 anos. Para avaliar a flexibilidade, foi utilizado o Flexiteste proposto por Araújo (1987), que compreende 20 posições que permitem avaliar a flexibilidade em cinco diferentes regiões (tornozelo/joelho; quadril; tronco; punho/cotovelo; ombro). Através do teste, foi detectada a região de maior flexibilidade necessária em cada estilo e uma análise do movimento do nado relacionado à região mais flexível.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
COMPARAÇÃO ENTRE O NÍVEL DE FLEXIBILIDADE DOS QUATRO ESTILOS DA NATAÇÃO EM ATLETAS DO GÊNERO FEMININO. (2014). Fiep Bulletin - Online, 78(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3777