O STRESS FíSICO E MENTAL DE PROFISSIONAIS DE MUSCULAçãO EM FORTALEZA
Palavras-chave:
stress, profissional de musculação, desgaste físicoResumo
O presente estudo teve como objetivo avaliar a prevalência de stress físico e mental em profissionais de musculação de Fortaleza-CE. A amostra constitui-se de 45 profissionais de musculação de ambos os sexos e de diferentes níveis técnicos (estagiários, graduados e provisionados). O questionário, com Inventário de Sintomas de Stress, perguntas referentes ao desgaste físico e alguns dados pessoais e profissionais, foi adotado na coleta de dados. Os resultados obtidos indicaram que o stress prevalecia nos indivíduos provisionados e graduados (70% e 75%, respectivamente). Dos indivíduos que apresentaram stress, 52% foram enquadrados na primeira fase do stress (alerta), e, de uma maneira geral, o stress manifestou-se mais na esfera cognitiva e emocional dos entrevistados, com 68% de prevalência de sintomas. Em relação ao desgaste físico, 82,2% da amostra apresentou dores no corpo decorrentes do trabalho, com a prevalência nas regiões lombar (86,5%) e do pescoço (56,7%). O principal fator observado como responsável pelo desenvolvimento do stress foram os fatores organizacionais do trabalho, pois os indivíduos estressados tinham uma carga horária de, em média, 6 horas e 25 minutos diárias, com cerca de 45 alunos/dia, enquanto os não estressados eram de 5 horas, com 33 alunos por jornada. Constata-se que é necessária a adoção de diretrizes de trabalho para as salas de musculação, que levem em consideração os aspectos organizacionais como jornada de trabalho e número de alunos por professor. Esses aspectos devem ser considerados visando o bem estar do profissional para que o mesmo tenha condições de exercer de forma íntegra e capaz o seu trabalho.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
O STRESS FíSICO E MENTAL DE PROFISSIONAIS DE MUSCULAçãO EM FORTALEZA. (2014). Fiep Bulletin - Online, 78(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3773