BRINCADEIRAS E CANTIGAS DE RODA NA PRIMEIRA INFÂNCIA
Palavras-chave:
culturas infantis, ludicidade, educação infantil,Resumo
Este artigo contempla a singularidade e regionalidade das brincadeiras de roda e cantigas de roda vinculadas ao pedagógico-curricular dessa cultura folclórica e de forte interesse infantil , as quais foram desenvolvidas com as crianças de 01 a 05 anos da Unidade Municipal de Educação Infantil Pratinha nos anos de 2009 e 2010, nos projetos e circuitos da referida instituição. O objetivo era valorizar brincadeiras e cantigas de roda cantadas e dançadas pelas crianças além de possibilitar ações pedagógicas mais lúdicas favorecendo valores da cultura local, da cultura infantil e maior amplitude do desenvolvimento global das crianças independentemente da faixa etária, por meio da ludicidade, expressões, danças e alegrias. Como aspectos relevantes deste trabalho, consideramos que o brincar com rodas cantadas tem lugar privilegiado na cultura infantil porque revela ampla incursão da criança com as linguagens oral, corporal, musical, gestual e muitas possibilidades de criação de novos movimentos de aprendizagem. Também é fonte de pesquisa com a família que traz muitas leituras e de aprendizados consuetudinários visto que são repassadas também de pai para filho quando os mesmos experimentaram nas brincadeiras na rua, praças e/ou quintais de cirandas e brinquedos cantados, no entanto, ainda precisam ser mais valorizados como práticas sócio-culturais. Portanto, as nossas evidências pedagógicas revelam que o rico universo das rodas cantadas, das brincadeiras infantis são fontes inesgotáveis para o desenvolvimento infantil, para a dimensão lúdica nas práticas educativas e das diversas linguagens no currículo da Educação Infantil.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2011-01-12
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
BRINCADEIRAS E CANTIGAS DE RODA NA PRIMEIRA INFÂNCIA. (2011). Fiep Bulletin - Online, 81(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/377