DITADURA, PóS-GRADUAçãO E EDUCAçãO FíSICA: UMA ANáLISE DA IMPLANTAçãO DOS PROGRAMAS DE PóS-GRADUAçãO PARA áREA PELOS GOVERNOS MILITARES (1970-1985)

Autores

  • THIAGO PELEGRINI
  • MáRIO LUIZ NEVES DE AZEVEDO

Palavras-chave:

Pós-graduação, História da Educação Física, legislação educacional

Resumo

A implantação da pós-graduação na área de Educação Física, ocorrida na década de 70 do século XX, possibilitou a ascenção de uma perspectiva de pesquisa que se tornou hegemônica e recebeu atenção especial dos governos militares. Esse encaminhamento pautou-se por concepções de ciência importadas e orientadas para o controle dos parâmetros fisiológicos e biomecânicos ligados ao esporte e a atividade física. Ante o exposto, o escopo desse ensaio refere-se à realização de uma análise do processo histórico de implantação e de afirmação da pós-graduação na área de Educação Física e sua relação com a política educacional dos governos militares. Procura-se, também, identificar a influência e a incorporação do modelo estadunidense de pós-graduação. A fim de alcançar os objetivos propostos, adota-se uma perspectiva teórico-metodológica fundamentada nas categorias analíticas do materialismo histórico e dialético com a intenção de apreender a relação dialética entre o geral e o particular, perpassada pelo exame histórico das fontes documentais. Assim, optou-se pela utilização das categorias, “Estado”, “bloco histórico”, “hegemonia” e “ideologia” do pensador Antonio Gramsci e “bloco de poder” do teórico Nico Poulantzas. Constatou-se que a implantação da pós-graduação na área de Educação Física adotou a mesma lógica do projeto educacional dos governos militares e serviu aos interesses do sistema esportivo nacional. Quanto à estrutura e organização dos programas de pós-graduação verificou-se a incorporação do modelo e a adesão à concepção de ciência e prática de pesquisa de linha positivista hegemônica nos Estados Unidos. A direção dada á área concretizou-se pelo consentimento e atendimento dos interesses dos diversos atores sociais ligados área, sobretudo intelectuais, dirigentes de escolas superiores e professores. Por fim, destaca-se a criação, não esperada, de espaços de contra-hegemonia fundamentais ao desenvolvimento de uma tendência crítica de pesquisa em Educação Física no país.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Como Citar

DITADURA, PóS-GRADUAçãO E EDUCAçãO FíSICA: UMA ANáLISE DA IMPLANTAçãO DOS PROGRAMAS DE PóS-GRADUAçãO PARA áREA PELOS GOVERNOS MILITARES (1970-1985). (2014). Fiep Bulletin - Online, 78(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3760