REPENSANDO O ESPORTE ENQUANTO CONTEÚDO ESCOLAR
Palavras-chave:
Esporte, Educação Física escolar, Processo de ensino aprendizagem,Resumo
O esporte como conteúdo da Educação Física, no contexto da cultura corporal do movimento, sofreu historicamente mudanças fruto de políticas públicas educacionais que não estavam à margem dos acontecimentos sociais. A partir disto, o esporte se apresenta como conteúdo hegemônico durante o processo de ensino aprendizagem nas aulas de Educação Física escolar, como também outras formas culturais vão sendo esportivizadas por meio da realização de competições e da uniformização das regras. Neste sentido, o presente texto tem como objetivo principal discutir a manifestação do esporte a partir do contexto escolar, tendo em vista o desvelar dessa prática observada nas escolas brasileiras. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico. Como resultado desse estudo, acreditamos que o esporte trabalhado dentro da Educação Física escolar só terá um sentido, sobretudo, social, se considerar o educando como um agente ativo no processo de ensino, permitindo-o a compreensão da totalidade do movimento e não a repetição de simples gestos mecânicos e técnicos.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2011-01-12
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
REPENSANDO O ESPORTE ENQUANTO CONTEÚDO ESCOLAR. (2011). Fiep Bulletin - Online, 81(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/374