USO DO LASER InGaAlP, 670 nm, EM LESÃO MUSCULAR EM RATOS WISTAR
Palavras-chave:
laser de baixa potência, analgesia, edemaResumo
Visando estudar a capacidade reparativa do sistema músculo-esquelético, pesquisadores vêm utilizando métodos de indução de lesão experimental. O laser de baixa potência induz a bioestimulação celular, podendo causar aumento da respiração mitocondrial e síntese de ATP, acelerar a cicatrização de feridas, promover a regeneração do músculo esquelético, diminuir a resposta inflamatória e estimular a neoformação de vasos sanguíneos. O objetivo deste estudo foi analisar os efeitos de duas doses de laser de baixa intensidade, na analgesia e edema, de ratos submetidos à lesão experimental do músculo gastrocnêmio lateral. Foram utilizados 20 ratos Wistar machos, distribuídos aleatoriamente em três grupos, sendo: GC - animais lesionados e tratados com aparelho desligado (simulacro); G10 - animais lesionados e irradiados com dose de 10 J/cm², 670 nm; G20 - animais lesionados e irradiados com dose de 20 J/cm², 670 nm. Para a produção da lesão experimental, introduziu-se 0,1 ml de formalina 5 %, nos três grupos, no ventre do músculo gastrocnêmio lateral. A avaliação da dor ocorreu através do Tempo de Elevação da Pata (TEP), e o edema foi avaliado com auxílio de paquímetro metálico, ambas as avaliações ocorreram prélesão, pós-lesão, pós-tratamento, 2, 8 e 24 horas pós-lesão. Os resultados mostraram aumento significativo do TEP e da avaliação com paquímetro, em todos os momentos avaliados após a indução da lesão. Conclui-se que laser nos parâmetros utilizados, não produziu diminuição na dor e edema, em animais submetidos à lesão muscular com injeção de formalina 5%.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
USO DO LASER InGaAlP, 670 nm, EM LESÃO MUSCULAR EM RATOS WISTAR. (2014). Fiep Bulletin - Online, 78(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3736