SENTIDOS DA AVENTURA DE TRILHAR O CAMINHO DO SOL
Palavras-chave:
caminhante-peregrino, lazer/aventura, bem-estar espiritualResumo
A pesquisa, de natureza qualitativa, foi desenvolvida no campo do Imaginário Social e teve como objetivos: 1) Investigar os sentidos da aventura de caminhar por lazer no imaginário de caminhantes-peregrinos que trilharam o Caminho do Sol. 2) Evidenciar os elementos simbólicos que emergem desses discursos e das imagens do percurso do Caminho do Sol. 3) Desvelar em que medida o caminhante-peregrino resgata o sagrado de sua própria natureza. Foram analisados nove depoimentos de caminhantes-peregrinos que percorreram o Caminho do Sol, utilizando a técnica de análise do discurso de Eny Orlandi. O Caminho do sol está localizado no interior de São Paulo, tem início em Santana do Parnaíba e termina em Águas de São Pedro. Trilhar esse caminho é mais do que uma caminhada, um trekking em momento de lazer: é trilhar o caminho do herói/aventureiro, do reencantamento, da reintegração corpo/espírito e da união com Deus. A origem do discurso da peregrinação comporta a vertente religiosa, mas na atualidade a religião faz um casamento com a natureza, voltando-se para o lazer/aventura/natureza/bem-estar espiritual. O caminhante-peregrino se reencantou, encontrou sentimentos que já foram vividos por outros homens, no período do mundo encantado. Mostrou-se seduzido e arrebatado pela magia da natureza, vivenciando o bem-estar espiritual, a felicidade.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
SENTIDOS DA AVENTURA DE TRILHAR O CAMINHO DO SOL. (2014). Fiep Bulletin - Online, 78(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3724