CONSTRUÇÃO DE REFERENCIAIS PERCENTÍLICOS PELO MÉTODO LMS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Palavras-chave:
método LMS, construção de referências percentílicas, crescimento, estado nutricional, avaliaçãoResumo
O método LMS é empregado na construção de curvas de distribuição de variáveis antropométricas, como peso e estatura. O principal pressuposto do método LMS é que para dados independentes, com valores positivos, a transformação Box-Cox, em cada idade, pode ser empregada para normalizar os dados que apresentam assimetria em sua distribuição. O objetivo dessa revisão sistemática foi levantar os estudos que utilizaram o método LMS na construção de referenciais percentílicos e verificar as principais características desses estudos, nos últimos 5 anos. Realizou-se revisão sistemática na base eletrônica de dados MEDLINE utilizando o termo “LMS method”. Os limites ajustados contemplaram humanos, homens e mulheres, e artigos publicados nos últimos 5 anos. A busca ocorreu em janeiro de 2007. Nos últimos 5 anos, foram publicados 31 artigos que satisfizeram os critérios da revisão. Esses estudos foram realizados com amostras de populações de diversos países como a Índia, China, Japão, Corréia, Taiwan, Irã, Israel, Turquia, Marrocos, Austrália, Grã-Bretanha, Itália, Inglaterra, Dinamarca, Holanda, Bangladesh, Reino Unido, Irlanda, Estados Unidos, Brasil e Argentina. A maioria desses estudos construiu referenciais percentílicos para crianças e adolescentes com variáveis antropométricas como massa corporal, estatura e IMC. Também se construiu referenciais percentílicos com variáveis como circunferência da cintura, circunferência cefálica, altura tronco-cefálica, circunferência do braço, comprimento de membro inferior, circunferência do quadril, percentual de gordura corporal estimado por bio-impedância, dobras cutâneas, densidade óssea e variáveis fisiológicas como pressão arterial e gasto energético total. Devido ao seu amplo emprego na atualidade, o método LMS parece ser um método potencial para a construção de curvas percentílicas de variáveis que demonstram característica de assimetria em sua distribuição.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
CONSTRUÇÃO DE REFERENCIAIS PERCENTÍLICOS PELO MÉTODO LMS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. (2014). Fiep Bulletin - Online, 78(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3720