ANÁLISE E PERFIL DE PRATICANTES DE CORRIDAS DE LONGA DURAÇÃO EM SERGIPE
Palavras-chave:
atividade física, qualidade de vida, lesõesResumo
O presente trabalho consiste em um estudo de prevalência descritivo. Constitui como objetivo desse estudo levantar informações e descrever o perfil dos praticantes de corridas longas no Estado de Sergipe. Nas ultimas décadas com a divulgação sobre a importância da prática regular de atividade física atrelada a uma melhoria dos níveis de saúde associado à diminuição dos índices de morbidade e mortalidade, fez surgir o incremento no número de adeptos no âmbito geral da população. A ocorrência de tal fato conduziu a população para a mudança de hábitos, conhecimento sobre os benefícios da prática da atividade física e em alguns casos adoção de um estilo de vida mais ativo. A amostra foi composta por 95 indivíduos que utilizavam a corrida de longa duração como forma de preparação física competitiva e não-competitiva, e que mantinham uma freqüência regular de treinamento nessa modalidade e uma periodicidade recorrente nas principais corridas de longa duração existentes em Sergipe. Pode-se observar que no que se refere à recordação da sintomatologia da prevalência de lesões em 2009 alcançou um elevado índice entre os pedestrianistas, 65% indivíduos da amostra afirmaram ter sentido algum desconforto que os prejudicaram ou interromperam as suas atividades normais em treinos e competições, causas diretas da sintomatologia provocada pela instalação dos mecanismos de lesão. Pode-se observar um elevado número de indivíduos desenvolver a prática de corridas com indícios de contusões e entorses, o que pode agravar a lesão, e provocar sua retirada temporária ou definitivamente da atividade física e exercício físico.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2011-01-12
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
ANÁLISE E PERFIL DE PRATICANTES DE CORRIDAS DE LONGA DURAÇÃO EM SERGIPE. (2011). Fiep Bulletin - Online, 81(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/372