MIDIA E ESPORTE: ANALISE DAS REPRESENTAÇÕES DA SELEÇÃO DE 2002 NOS JORNAIS
Palavras-chave:
medios de comunicación, el deporte, el fútbolResumo
A mídia nos possibilita interações instantâneas e simultâneas, principalmente nas transmissões de vários jogos, em locais diversos, ao mesmo tempo. Este trabalho, portanto, tem como objetivo, analisar a construção simbólica do futebol e do jogador feita por um jornal do estado de São Paulo, referente a copa do mundo de 2002, realizada na Coréia do Sul e Japão. Para isto, foi utilizado como material, o suplemento de esporte do jornal Folha de São Paulo, em um período anterior à copa do mundo, durante e depois da mesma. Alguns aspectos observados nos jornais dizem respeito a idolatrização de determinados jogadores, mesmo que anteriormente a copa, eles fossem alvo de diversas críticas e dúvidas, como o caso do Rivaldo. A representação de coletividade também oferece uma característica significativa ao observar manchetes que inicialmente tratam o técnico como autoritário e teimoso para depois situá-lo como um conciliador, “paizão”, chefe da “família Scolari”. Da mesma forma, notou-se que o que poderia abalar ou contrapor esta coletividade foi sumariamente excluído dos jornais, ou seja, o Romário. A construção simbólica dos três “R's”, em contrapartida a uma existência real de quatro “R's” na seleção demonstra o como a mídia influencia e constrói visões, valores e representações. Desta forma, podemos concluir, nesta fase de nossa análise, que as manchetes e noticiários do jornal a Folha de São Paulo trazem para os leitores uma visão otimista e fragmentada da seleção, onde apesar de a todo instante se contemplar positivamente a união da tal “família Scolari”, por diversas vezes se salientava as dificuldades e limitações individuais de determinados setores ou jogadores. Esta aparente ambigüidade é fator estrutural das relações sociais, culturais e esportivas da sociedade brasileira.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
MIDIA E ESPORTE: ANALISE DAS REPRESENTAÇÕES DA SELEÇÃO DE 2002 NOS JORNAIS. (2014). Fiep Bulletin - Online, 78(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3709