PERFIL DE ATLETAS DE FUTSAL FEMININO DA UNESC EM RELAÇÃO A SÍNDROME METABÓLICA
Palavras-chave:
Síndrome Metabólica, Exercício Físico, Atletas FutsalResumo
A síndrome metabólica, também conhecida como síndrome X, síndrome da resistência à insulina, quarteto mortal ou síndrome plurimetabólica, é caracterizada pelo agrupamento de fatores de risco cardiovascular, e de acordo com a publicação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Associação Americana de Diabetes em 1998 apud (BENELLI, Vanessa Raquel et al, 2006), são considerados portadores de síndrome metabólica indivíduos com intolerância à glicose, tolerância normal à glicose com resistência à insulina ou diabetes e mais duas das seguintes alterações: uso de anti-hipertensivos e/ou pressão arterial elevada (> 140/ 90 mmHg), obesidade (índice de massa corpórea > 30 kg/m2) abdominal (relação cintura-quadril > 0,90 no homem e > 0,80 na mulher), níveis elevados de triglicérides (> 150 mg/dl), glicose acima de 100 mg/dl, HDL-colesterol baixo (< 35 mg/dl no homem e < 39 mg/dl na mulher), colesterol total >200mg/dL, e microalbuminúria excreção urinária de albumina > 20 mg/min). A prática de exercícios físicos regulares está relacionada ao controle de diversas doenças cardiovasculares e de outras doenças crônicas, como síndrome metabólica. Neste estudo foi analisado o perfil metabólico de atletas de futsal, voluntárias, do sexo feminino com média de idade 20,5 anos (+2,5) de uma equipe feminina, que treinam de 5 (cinco) a 6 (seis) vezes por semana, e comparados aos níveis dos portadores da síndrome metabólica. Foram recolhidas amostras de sangue das atletas e realizado testes dos níveis de glicose, colesterol total e triglicerídeos, assim como o levantamento do Índice Massa Corporal - IMC. Comparados aos padrões da OMS para portadores da síndrome X, as atletas estão nos padrões considerados normais, reforçando a hipótese que o exercício físico tem papel importante no controle dessas doenças.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
PERFIL DE ATLETAS DE FUTSAL FEMININO DA UNESC EM RELAÇÃO A SÍNDROME METABÓLICA. (2014). Fiep Bulletin - Online, 78(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3700