EFEITOS DO TREINAMENTO PLIOMÉTRICO EM PRATICANTES DE KARATÊ
Palavras-chave:
Treinamento pliométrico, Karatê, Potência muscularResumo
Esta pesquisa teve como foco analisar o karatê sob a visão do treinamento desportivo verificando os efeitos do treinamento pliométrico nesta modalidade. O presente estudo teve como objetivo verificar se o treinamento pliométrico aumentaria a potência de membros nos praticantes de karatê. A amostra é composta por um grupo de 12 praticantes intermediários de karatê com idade entre 18 e 28 anos em três academias contidas no estado do Rio de Janeiro. Os indivíduos foram divididos em dois grupos, com 6 elementos cada um, o grupo A e grupo B. Havia um elemento feminino em cada um dos grupos. Os grupos foram submetidos a testes de potência muscular. Após a realização dos teste o grupo A foi submetido a oito semanas de treinamentos pliométricos três vezes por semana, enquanto o grupo B submeteu-se a oito semanas de treinamentos de resistência e força com o peso do próprio corpo, também três vezes por semana. Foi utilizado fita adeseiva, cadeira, corda, trena métrica e medicine ball de três quilos. Conclui-se após investigação uma melhora na potência muscular de MMII no grupo submetido ao treinamento pliométrico superior a melhora conseguida pelo grupo que não utilizou este treinamento. Logo o treinamento pliométrico provavelmente é aconselhável para os praticantes de snshou que desejam melhorar sua potência muscular de MMII. Porém, o mesmo não ficou evidenciado para os MMSS, onde o grupo que utilizou exercícios de resistência e força com o peso do próprio corpo conseguiram um resultado mais expressivo. Desta forma o estudo sugere que este método de treinamento seja mais indicado para os praticantes de sanshou que almejam uma melhora na potência muscular de MMSS.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
EFEITOS DO TREINAMENTO PLIOMÉTRICO EM PRATICANTES DE KARATÊ. (2014). Fiep Bulletin - Online, 78(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3687