MARCADORES DERMATOGLÍFICOS E A FORÇA MUSCULAR DE ESCOLARES DE 7 A 17 ANOS.
Palavras-chave:
Marcadores Genéticos, Impressões Digitais, 1RMResumo
Este estudo buscou analisar as características dermatoglíficas nos diferentes níveis da força muscular de 197 estudantes do sexo masculino, com faixa etária de 7 a 17 anos, distribuídos em quatro grupos, conforme os níveis de força: GI - Fracos (n=16); GII - Regular (n=99); GIII - Bom (n=71) e GIV - Ótimo (n=10). Para tal, foram coletadas as impressões digitais através do protocolo da Dermatoglifia e o teste de 1RM para identificação da força. Os resultados indicaram que os valores médios das fórmulas digitais D10 e o somatório da quantidade total de linhas dos dedos SQTL não apresentaram diferenças significativas. Porém, as médias da soma da quantidade de linhas do primeiro e quinto dedo da mão direita foram estatisticamente diferentes, sendo o MDSQTL1 (F = 3,732; p = 0,012) e o MDSQTL5 (F = 2,780; p = 0,042). Observou-se que os indivíduos mais fortes G IV, apresentaram a potencialização do fenótipo, força muscular, através da velocidade pura demonstrada no genótipo, devido aos índices superiores de “L” maior que W. A quantidade de linhas em cada dedo das mãos foi semelhante, espelhados, com o D10 e o SQTL baixos. No GI ocorreu o mesmo, com os valores de D10 e SQTL relativamente altos. Concluiu-se que as semelhanças encontradas nas características dermatoglíficas ocorreram devido à seleção natural dos grupos, os quais foram influenciados pelas variações dos níveis de força.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
MARCADORES DERMATOGLÍFICOS E A FORÇA MUSCULAR DE ESCOLARES DE 7 A 17 ANOS. (2014). Fiep Bulletin - Online, 78(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3684