NÍVEIS DE ANSIEDADE: UM ESTUDO COM ATLETAS DE RENDIMENTO DO CONTEXTO ESPORTIVO PARANAENSE
Palavras-chave:
Ansiedade, Esporte, Gênero,Resumo
O objetivo deste estudo foi de investigar os níveis de ansiedade dos atletas de rendimento do contexto esportivo paranaense. Especificamente, buscou-se comparar os níveis de ansiedade entre os gêneros dos atletas. Foram sujeitos 238 atletas sendo 110 (46%) do gênero masculino e 128 (54%) feminino. Como instrumento utilizou-se: ficha de identificação, questionário ansiedade estado competitivo (SCAT). A coleta de dados foi individual nos JAP´S de 2008. A associação foi verificada através do Teste Qui-Quadrado para Tendências e a razão de prevalência com a Regressão de Poisson, adotando p<0,05. Verifica-se que houve diferença significativa entre os valores no nível de ansiedade alta (5,5% do gênero masculino e 28,1% feminino). O Teste Qui-Quadrado mostra que há associação entre gênero e níveis de ansiedade (P=0,0001). A análise da Regressão de Poisson com ajuste robusto identifica que mulheres tem uma prevalência de 5,15 vezes maior que os homens de apresentarem níveis altos de ansiedade. Porém, não foi constatada diferença significativa da ansiedade entre as modalidades esportivas coletivas e individuais (P=0,72). Assim, conclui-se que os níveis de ansiedade se apresentaram como um fator interveniente no desempenho motor destes atletas de rendimento.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2011-01-12
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
NÍVEIS DE ANSIEDADE: UM ESTUDO COM ATLETAS DE RENDIMENTO DO CONTEXTO ESPORTIVO PARANAENSE. (2011). Fiep Bulletin - Online, 81(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/359