COMPORTAMENTO DAS CARACTERÍSTICAS GENOTÍPICAS E FENOTÍPICAS EM CRIANÇAS PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DE NATAÇÃO
Palavras-chave:
Natação, Coordenação Motora, DermatoglifiaResumo
A habilidade motora adquirida nos primeiros anos da infância será aperfeiçoada posteriormente na fase adulta. O desenvolvimento da coordenação motora e do equilíbrio só se dá através do dia a dia da criança, isto quer dizer que é necessário a prática de atividades esportivas regulares. Estudos realizados na área da genética indicam uma relação de índices dermatoglificos com a pré-disposição para as qualidades coordenativas do organismo e afirmam que utilização do conhecimento prévio das capacidades e tendências genéticas, aliada à contribuição fenotípica, prestaria ajuda, tanto na determinação do talento, quanto no seu desenvolvimento global. O objetivo do presente estudo centra-se na comparação do comportamento do equilíbrio estático, equilíbrio dinâmico e coordenação motora de crianças de 5 a 7 anos praticantes e não praticantes de natação. Os grupos foram comparados na sua forma completa e posteriormente divididos de acordo com o genótipo. Para a análise das impressões dermatoglíficas, foi utilizado o protocolo de Cummins & Midlo (1961) e para avaliação da condição de equilíbrio, foi utilizado o Protocolo de Lefèvre (1972). Este estudo tem como característica uma pesquisa descritiva cujo delineamento é comparativo. Os grupos experimentais, masculino e feminino, apresentaram diferenças significativas, pré e pós-teste, nos resultados do teste de coordenação motora. Nos testes de equilíbrio estático e equilíbrio dinâmico, apresentaram um aproveitamento igual a 100% no pós-teste. Já nos grupos experimentais divididos pelo genótipo, somente os grupos experimentais, masculinos e femininos, de menor predisposição genética à coordenação que apresentaram diferenças significativas em seus resultados. Com o trabalho realizado através da natação, observamos resultados satisfatórios para o desenvolvimento motor dessas crianças tendo como referência, suas características genotípicas.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
COMPORTAMENTO DAS CARACTERÍSTICAS GENOTÍPICAS E FENOTÍPICAS EM CRIANÇAS PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DE NATAÇÃO. (2014). Fiep Bulletin - Online, 78(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3583