ESTUDO ANTROPOMÉTRICO DE ALUNOS PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA DE UMA ESCOLA DA REDE PRIVADA DE ENSINO, RJ
Palavras-chave:
Adolescentes, Antropometria, Atividade FísicaResumo
A adolescência é uma fase caracterizada por profundas transformações no organismo. O método amplamente utilizado para avaliar as transformações corporais é a antropometria, contextualizada na cineantropometria. O estudo objetivou traçar o perfil antropométrico de alunos praticantes de atividade física de uma escola da rede privada, no município do Rio de Janeiro, RJ. Trata-se de um estudo descritivo, corte transversal, base primária, realizado com adolescentes matriculados na 5ª e 6ª séries do ensino fundamental, na faixa etária entre 10 e 14 anos, em agosto de 2006. A análise foi feita utilizando-se o pacote estatístico SPSS versão 10.0. Dos 50 adolescentes, 62% eram meninas, com idade média de 11,50,8 anos e os meninos com média de idade de 11,60,8 anos. Quanto ao estado nutricional pelo IMC percentilar, detectou-se maior prevalência de sobrepeso nos meninos (47,4%). Nas meninas observou-se prevalência elevada para sobrepeso (41,9%) e baixo peso (12,9%). Conclui-se que, tanto os adolescentes do sexo masculino como os do sexo feminino apresentaram alta prevalência de sobrepeso, principalmente na faixa de 10 a 12 anos de idade.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
ESTUDO ANTROPOMÉTRICO DE ALUNOS PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA DE UMA ESCOLA DA REDE PRIVADA DE ENSINO, RJ. (2014). Fiep Bulletin - Online, 78(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3579