DETERMINAÇÃO DA TAXA DE AQUISIÇÃO E DO NÚMERO DE PASSOS PARA COLETA DE DADOS NA CORRIDA SUBAQUÁTICA.
Palavras-chave:
Biomecânica, reabilitação, exercícios aquáticos, corridaResumo
O objetivo deste trabalho foi determinar a taxa de aquisição, a freqüência de corte do filtro e o número de passos a serem coletados para a análise dinamométrica da corrida em ambiente aquático. Participou do estudo um sujeito do sexo masculino, com 27 anos de idade, 1,80 m de estatura e 84,3 Kg de massa. No fundo de uma piscina térmica (30 ± 1oC) foi colocada uma plataforma de força subaquática numa passarela de 8 m de comprimento. Foi utilizada uma taxa de aquisição de 1000 pontos por segundo. Após as medições o sujeito entrou na piscina, teve o tempo necessário para familiarizar-se com o equipamento e foi instruído a correr nos seguintes níveis de imersão: processo xifóide e quadril. Posteriormente a aquisição, os dados foram exportados para serem tratados no software Scilab (INRIA) Foi utilizada a estatística descritiva e inferencial (ANOVA, p<0,05). Através do resultado da curva de densidade espectral foi caracterizado que os dados podem ser coletados tranqüilamente com uma freqüencia de 200 pontos por segundo, 10 vezes a freqüencia do sinal, o que garante sua integridade durante a coleta. Além disso pôde-se a frequencia do filtro utilizado, a qual pode ser em torno de 20 Hz o que também garante a integridade do sinal, uma vez que o sinal está contido numa freqüência abaixo da freqüência de corte do filtro. O resultado das curvas do coeficiente de variação acumulado evidencia a estabilização das variáveis a partir da sexta para a sétima passagem do participante. Para se ter uma margem de segurança, sugere-se coletar 10 passagens válidas para cada indivíduo em cada situação.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
DETERMINAÇÃO DA TAXA DE AQUISIÇÃO E DO NÚMERO DE PASSOS PARA COLETA DE DADOS NA CORRIDA SUBAQUÁTICA. (2014). Fiep Bulletin - Online, 78(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3574