INCIDÊNCIA DE LESÕES EM PARTICIPANTES IRONMAN BRASIL 2006
Palavras-chave:
Ironman, lesões, epidemiologiaResumo
O Ironman é uma prova de triatlon que consiste de 3,8km de natação, 180km de ciclismo seguido de 42km de corrida. Devido às horas e ao volume de treinamento as lesões acabam sendo o principal motivo para interrupção do treinamento prejudicando o planejamento do treinamento. O objetivo deste trabalho foi verificar a incidência de lesões em participantes do Ironman Brasil 2006 e verificar seus acometimentos mais comuns contribuindo assim para o crescimento das pesquisas na modalidade. Participaram da pesquisa 209 triatletas que responderam, nos dias que antecederam a competição, um questionário do tipo misto identificando tempo de prática da modalidade, histórico de lesões, local e diagnóstico clínico. Dos 209 entrevistados, 127 atletas (60,8%) relataram terem tido lesões. Nos membros superiores, 46 sujeitos tiveram lesões no ombro (68,7%). Nos membros inferiores, 69 sujeitos (38,8%) responderam terem tido alguma lesão no joelho, seguido pelo tornozelo com 43 sujeitos (17,6%) e pé com 40 sujeitos (16,4%). No tronco, 15 sujeitos foram acometidos por lesão na região lombar (57,7%). As lesões musculares predominaram tanto nos membros superiores (56%), como nos membros inferiores (53%) e também no tronco (46%). As lesões relatadas pelos atletas são lesões características das três modalidades: ombro na natação, região lombar no ciclismo e joelho na corrida. Através da identificação das lesões, com seus respectivos locais e diagnósticos, é possível fornecer subsídios a trabalhos de prevenção, buscando diminuir a ocorrência e reincidência, evitando que o atleta se afaste da modalidade.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
INCIDÊNCIA DE LESÕES EM PARTICIPANTES IRONMAN BRASIL 2006. (2014). Fiep Bulletin - Online, 78(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3572