COMPARATIVO DO VO MáX. E MVO MÁX. EM ATLETA CICLISTA PARTICIPANTE DOS JOGOS PAN- 2 2 AMERICANOS 2007 MODALIDADE MOUNTAIN BIKE, ACLIMATADO á ALTITUDE COMPARADO AO TESTE AO NíVEL DO MAR.
Palavras-chave:
VO Máximo, Altitude, CiclistaResumo
A literatura aponta para estudos sobre o comportamento do organismo no consumo de oxigênio em altitude e que indivíduos podem ser beneficiados com essa diferença em relação á sua performance. Este estudo teve como objetivo geral avaliar e comparar indiretamente á captação máxima de oxigênio alveolar (VO máx.) e captação máxima de oxigênio pelo miocárdio 2 (MVO máx.) de um atleta catarinense na modalidade mountain bike aclimatado á altitude de 838m acima do nível do mar que 2 participou dos Jogos Pan-americanos 2007 na cidade do Rio de Janeiro e compará-lo ao nível do mar. A amostra para o teste se deu devido aos seguintes critérios: atleta jovem com 27 anos de idade, saudável, participante de provas extremas de exaustão e alta duração, vivenciou testes máximos mais de uma vez, não relatou qualquer comprometimento de saúde nos últimos meses. O atleta foi avaliado pelo consumo máximo de oxigênio utilizando o protocolo de teste máximo cicloergômetro Astrand, sendo este aplicado á 838m acima do nível do mar, onde o atleta reside e realiza seus treinamentos e comparado ao mesmo teste realizado ao nível do mar. Os resultados obtidos com teste foram que o atleta manteve a mesma captação máxima de oxigênio relativo de 64,4 ml/kg/min nos testes realizados, sendo que seu consumo máximo de oxigênio pelo miocárdio (MVO máx.) observado indiretamente sofreu 2 variações em relação á altitude em que foi testado. Analisando a curva do consumo máximo de oxigênio pelo miocárdio (MVO 2 máx.), observamos que houve uma maior captação ao nível do mar de 48,5 ml O 100g VE/min. comparado ao mesmo teste á 838m 2 de altitude, onde foi obtido 44 ml O 100g VE/min. Uma diferença de 4,6 ml O 100g VE/min, aumentando o seu consumo á 9,5 % ao 2 2 nível do mar. O atleta obteve significante performance ao nível do mar.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
COMPARATIVO DO VO MáX. E MVO MÁX. EM ATLETA CICLISTA PARTICIPANTE DOS JOGOS PAN- 2 2 AMERICANOS 2007 MODALIDADE MOUNTAIN BIKE, ACLIMATADO á ALTITUDE COMPARADO AO TESTE AO NíVEL DO MAR. (2014). Fiep Bulletin - Online, 78(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3571