AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR E COGNITIVO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA MENTAL
Palavras-chave:
deficiência mental, desenvolvimento motor, desenvolvimento cognitivoResumo
O objetivo desta pesquisa foi avaliar o desenvolvimento motor e cognitivo de crianças com deficiência mental. Para tanto, foram avaliadas 32 crianças de 6 a 11 anos, pertencentes às 09 escolas especiais da região da Grande Florianópolis/SC. Para a avaliação do desenvolvimento motor foi utilizada a Escala de Desenvolvimento Motor - EDM (Rosa Neto, 2002), que avalia as áreas de motricidade fina, motricidade global, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial, organização temporal e lateralidade. Através dessa escala, é possível obter o Quociente Motor Geral (QMG) de cada criança, que é classificado em 7 níveis: “muito superior”, “superior”, “normal alto”, “normal médio”, “normal baixo”, “inferior” e “muito inferior”. Para a avaliação do desenvolvimento cognitivo utilizou-se a Escala de Inteligência Wechsler para Crianças - WISC-III (Wechsler, 2002), através dos subtestes “cubos” e “vocabulário”, sendo possível obter o Quociente de Inteligência (QI) estimado de cada criança. Os resultados encontrados mostram que o desenvolvimento motor de crianças com deficiência mental é “muito inferior” e o desenvolvimento cognitivo é “deficitário”. Encontrou-se correlação positiva entre desenvolvimento motor e deficiência mental (r=0,6), sugerindo que através da avaliação motora é possível detectar alterações cognitivas.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR E COGNITIVO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA MENTAL. (2014). Fiep Bulletin - Online, 78(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3551